Laminar Research promete iluminação incrível no X-Plane 12


A Laminar Research postou em seu blog de desenvolvedores uma atualização para o X-Plane 12. Trata-se de um Renderizador Fotométrico. Mas afinal, o que é isso?




Bom, primeiramente temos que nos lembrar que as imagens que compunham nossos antigos simuladores de voo, eram feitas e pré-desenhadas em softwares como o Photoshop. Imagens essas com objetivo de representar e chegar ao mais próximo do realista possível. E isso rendeu resultados satisfatórios por muito tempo.


Agora, um renderizador fotométrico é aquele que promete criar o realismo da maneira com o qual o mundo real funciona. A partir de cálculos matemáticos representar como a luz age de verdade.


Em outras palavras, nós representamos o mundo como ele é.



Com essa nova renderização na modelagem precisa do mundo real, o post ainda revela que mesmo que a equipe de arte use softwares de edição de imagem para pintar o céu, por exemplo, isso simplesmente não funcionaria. Pois seria necessário que a imagem criada de Photoshop correspondesse exatamente com os cálculos de níveis de luz do céu real. E como resultado, duas imagens seriam retratadas, o que desestimula qualquer tentativa do tipo, sendo melhor deixar a Iluminação Fotométrica operar por si só.



A publicação ainda encerra dizendo que...


Uma das grandes vantagens dessa abordagem é que todos os elementos que compõem o simulador operem bem juntos, é porque estão todos calibrados para o mesmo padrão – o mundo real. Quão brilhantes são as luzes de pouso em comparação com as luzes do aeroporto? Quão visíveis são as luzes de táxi quando o sol se põe? Com um motor de renderização fotométrica, as respostas são determinadas matematicamente e por medidas que podem ser verificadas na vida real, de modo que toda a cena se encaixa.



Pois é, parece que estamos a mais um passo de retratar de maneira fiel o mundo real em nossas telas. E você? Ansioso pelo novo X-Plane 12?


Para mais detalhes, leia o post completo no Fórum de Desenvolvedores do X-Plane clicando aqui.

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo